- Como se iniciou a diferenciação dos sexos?
O capítulo descreve que, no princípio, os organismos eram hermafroditas, ou seja, apresentavam em si mesmos tanto os elementos masculinos quanto femininos, capazes de gerar descendência por autofecundação. Com o progresso das formas de vida e a maior complexidade dos organismos, começou a ocorrer a especialização das funções reprodutivas.
Segundo o autor espiritual, essa diferenciação não ocorreu apenas por mecanismos biológicos automáticos, mas foi orientada por inteligências espirituais superiores, que acompanharam e dirigiram a evolução nos planos físico e perispiritual.
A separação dos sexos teve como objetivo:
-
Favorecer a individualização psíquica dos seres.
-
Estimular o relacionamento interpessoal, criando laços afetivos e sociais.
-
Permitir o aperfeiçoamento do amor e do senso de responsabilidade.
-
Conduzir à evolução moral, por meio da vivência da maternidade, paternidade, companheirismo e renúncia.
A diferenciação sexual, então, não é vista apenas como um fenômeno fisiológico, mas como um instrumento da educação da alma no tempo e no espaço.
A diferenciação dos sexos se iniciou com a orientação de Inteligências Superiores, à medida que os seres evoluíam e se tornavam mais complexos. Inicialmente hermafroditas, os organismos foram sendo organizados em masculino e feminino para promover o desenvolvimento afetivo, moral e espiritual, por meio das experiências do amor e da convivência em parcerias complementares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário