Nosso reencontro , agora, é em "Evolução em Dois Mundos", obra psicografada por Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, pelo espírito de André Luiz. Mais uma vez convidamos os amigos para o estudo e discussão desta obra magnífica, que publicada em 1958, antecipou em algumas décadas o que a Ciência Moderna dia-a-dia tem ratificado.

Simplesmente fantástico e imperdível!

Daí nosso convite : Vamos conversar sobre Espiritismo ?

INÍCIO DO ESTUDO : 19 de janeiro de 2012.

Queridos amigos !


Ao longo do nosso último estudo, "Ação e Reação", tivemos a oportunidade de desenvolver discussões amplas sobre os mais diversos temas oferecidos de forma didática e às vezes subjetiva, por André Luiz, Druso, Sânzio e Silas. Todas as quintas-feiras, dia de trabalhos intensos, receberam um toque especial à partir destes estudos. Em cada tema desenvolvido, uma " lente de aumento" nos era colocada sobre os assuntos e as palavras reverberavam em nossos íntimos, numa espécie de "deja vu" misturado com um "je n'ai pas vu", que em seguida, após os estudos, já nos trabalhos, cristalizavam-se em "manifestações", numa demonstração inequívoca do sincronismo planejado e da "assistência maior" dos nossos amparadores, orientadores, coordenadores, mentores, como queiramos chamá-los. Amigos espirituais!

O ano passou célere e estamos prestes a iniciar o estudo de mais uma obra magnífica de Chico Xavier e Waldo Vieira.

Parafraseando nosso querido Ronaldo :" leiam André Luiz ; estudem André Luiz !".

Pois bem. Está lançado o nosso novo desafio !

E a característica deste livro é justamente a síntese, o que nos obrigará a alterar o tipo de postagens deste blog que era o resumo e comentário dos capítulos, para a ampliação e aprofundamento a cada tema, a cada capítulo.

E para começarmos, que tal nos prepararmos para este início e lermos algo sobre Física Quântica ?

O artigo "DA FÍSICA QUÂNTICA À ESPIRITUALIDADE", escrito por Gilson Freire e Mauro Ivan Salgado, é parte do livro" Saúde e Espiritualidade" publicado pela Editora Inede em novembro de 2008 e, com a autorização de Gilson Freire, eu o transcrevi. Leiam na íntegra ! Vejam também um depoimento do DR. HERNANI GUIMARÃES ANDRADE, falando sobre física quântica.

Abraços a todos e até lá !

Samir


E.mail : samir@laboratórioibac.com.br

sábado, 29 de junho de 2013

CAPÍTULO 16 - Mecanismos da mente

Alma e corpo

É de suma importância compreendermos a alienação mental a que podem estar sujeitos a maioria dos Espíritos desencarnados por um período de tempo.
Não podemos nos esquecer da importância da harmonia entre a mente e o corpo fisiopsicossomático, tanto no plano físico como no campo extrafísico.
Corpo e Alma devem se entrosar harmoniosamente para o trabalho que a vida exige.
Alma é direção, corpo é obediência. Fica claro que cada um receberá em si mesmo, aquilo que semeou, ou seja, retira de todos os setores de sua evolução, o bem ou o mal que houver lançado em suas jornadas. 


Secção da medula

A Ciência moderna sabe da relação de importância entre o cérebro e o complexo celular do corpo.
O cérebro é a sede da mente, a conduta do corpo está subordinada à conduta do corpo espiritual e este subordinado à nossa vontade.
Qualquer seccionamento imposto à medula de um paciente resulta em paralisia de reflexos somáticos e viscerais, abaixo do ponto da secção.
Esta paralisia e insensibilidade ocorrem pela interrupção da conexão nervosa entre os tecidos orgânicos e o cérebro, antes estimulados pelo corpo espiritual. Um corte no fornecimento de força elétrica que alimenta vasta área do corpo.
Se este desligamento fosse completo, resultaria na desencarnação indivíduo.
O que ocorre porém, é que combinações fluídicas sutis permanecem  ativas entre as células físicas como também nas células espirituais, em caráter emergencial.
Isto explica o porque de pacientes amputados sentirem ainda assim dor em partes do corpo que sofreram amputação.
Na verdade os fluídos espirituais permanecem estimulando a rede nervosa simpática acima do ponto da secção.

Recuperação dos reflexos

Estes ajustes intrínsecos entre alma e corpo promovem a recuperação gradual dos reflexos.
Em condições muito especiais estes reflexos ressurgem após 24 horas.
Embora alguns reflexos como o anal e o cremasteriano não sejam perdidos, o sinal de Babinski. também acompanhados por contração dos músculos do joelho denunciam a violação do feixe piramidal denotando a ruptura da ligação das células espirituais em relação as estruturas nervosas do corpo físico.
Há algo como um curto-circuito de caráter elétrico no sistema de condução desses estímulos.
Com um passar de tempo variável em cada caso, lentamente as células do corpo espiritual voltam tanto quanto possível a impor sua energia no corpo físico.

Importância da encefalização

Nos animais com sistema nervoso mais complexo esta interrupção dos reflexos perduram mais.
Nos batráquios a ausência de reflexos perdura apenas alguns minutos,
Nos gatos a diminuição da atividade vital é maior, nos cães ainda mais. 
No chimpanzé demanda vários dias. Nos humanos em torno de sais semanas.
Como ilustração citamos a recuperação dos reflexos de extensão cruzada.
Vários experimentos demonstram que o corpo espiritual preside todas as atividades nervosas na relação como corpo físico.
Fica patente esta atividade e sua complexidade quando um maior número de neurônios é requisitada para certas atividades, bem como nos chamados reflexos inconscientes quando são utilizados um maior número de neurônios internunciais.

Descorticação animal

continua
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário